quarta-feira, 11 de maio de 2011

CONCEITUANDO HIPERTEXTO


Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.


Com a disseminação da Internet, surge o hipertexto, que é um documento eletrônico composto de unidades textuais interconectados que formam uma rede de estrutura não linear, por meio de links, nos quais o leitor vai criando suas próprias opções e trajetórias de leitura, o que rompe o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor.
O conceito de hipertexto se amplia para o de hipermídia pela associação entre hipertexto e multimídia. Textos, imagens e sons tornam-se disponíveis à medida que o usuário percorre as ligações existentes entre eles. A WWW é o sistema hipermídia mais conhecido na atualidade. Sua independência de plataforma e a possibilidade de agregar novos recursos e serviços aos documentos apresentados implicam a facilidade de execução dos vários recursos pedagógicos.
A hipermídia amplia os princípios da escrita eletrônica para o domínio da interação, do som e da imagem. Tudo o que se perceber visual ou audiovisualmente pode fazer parte da textura destes documentos digitais que, por sua flexibilidade e por seu dinamismo, farão com que seja cada vez menos nítida a distinção entre escritor e leitor.
O texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial oferece um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode- interagir de maneira mais dinâmica com a informação; escolher entre múltiplas trajetórias e esquemas possíveis de leitura; experimentar o texto como parte de uma rede de conexões navegáveis que oferecem acesso fácil e rápido a outra informação necessária para a compreensão.
Fonte: Material de apoio de curso “Mídias na Educação NCE/USP”


Hipertexto A cada dia os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade. Daí surge conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. Um desses conceitos é o de Multimídia que segundo palavras do professor Nelson Pretto: "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, texto vídeo, foto. Outro conceito associada a multimídia é HIPERTEXTO.


COMENTÁRIO: Gostei muito de navegar por hipertextos, é uma maneira dinâmica de conhecer coisas novas.

PERCEPÇÕES AO NAVEGAR PELO HIPERTEXTO


Navegar pelos hipertextos foi uma experiencia bastante agradável, nele foi possível navegar por vários sites, obter uma infinidade de informações que anteriormente seria de difícil o acesso.

Acessei vários sites fazendo algumas leituras para entender um pouco e conhecer diferentes conceitos sobre a tarefa que foi solicitada. Assisti alguns vídeos: Roda da Vida (Demi Getschko membro do comitê gestor da internet http:// www. Youtube. Com/ watch? v=iphEbL4KS2o) que entrevista pessoas na rua que falavam sobre o que achavam que era o hipertexto, notei que a maioria sabia o que era hipertexto, sinal de que a internet está acessível a muitas pessoas. Acessei também vários endereços de sites que me conceituaram HIPERTEXTO:

Hipertexto é o termo dado a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

Foi uma experiência muito interessante poder aprender o significado de hipertextos navegando em um hipertexto. Essa atividade propiciou uma pesquisa ampla sobre hipertexto que novamente saliento o conceito (é um texto digitalizado que vem com outros textos dentro dele e que estes outros textos que estão dentro do primeiro também podem ter ainda outros textos explicativos. Estes textos podem ser palavras, imagens, sons, vídeos, sites, artigos e outros).


DIÁRIO DE BORDO - ATIVIDADE 6

Através do vídeo, podemos notar que a tecnologia já está alcançando todos os lugares. É interessante notar a fascinação que o computador exerce na criança e auxilia sua aprendizagem.

PLANO DE AULA - PLANETA ÁGUA


PROFESSORA: Gelcina da Silva Oliveira Antunes – 4º ano. Escola Irene Rickli.
CONTEÚDO: Ciclo da água, desperdício e escassez da água
DISCIPLINA
: Ciências e Português
RECURSOS/ TICs: Internet (letra e vídeo), computador, impressora, multimídia, aparelho de som, pen drive, dicionário, etc.
AVALIAÇÃO: Instrumentos: Desenho, leitura e a participação.

OBJETIVO GERAL
: Entender que a falta de água potável no planeta Terra é prejudicial para a sustentação da vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
: 
Observar a utilidade da água em várias situações.
Identificar o ciclo da água dentro da letra da música.
Expressar de forma artística a letra da música.
Relacionar a letra da música com a atual situação do planeta.

ENCAMINHAMENTOS:
  • Utilizar o multimídia para passar o vídeo da música PLANETA ÁGUA (com vários cantores: Guilherme Arantes, Sandy e Jr, Zezé de Camargo e Luciano), retirado do YOTUBE – internet.
  • Passar o vídeo do ciclo da água.
  • Ler a letra da música, grifando as palavras que não conhecem(site: letras.mus.br).
  • Pesquisar as palavras desconhecidas no dicionário.
  • Interpretar os parágrafos 15, 16, 17 e 18, através de ilustrações(condensação e vaporização).
  • Através do desenho e do vídeo, compreender como acontece o ciclo da água ou parte dele.
  • Elaborar uma lista de atitudes que podemos ter para economizar água em nosso cotidiano.
  • Impressão de um cartaz com o ciclo da água. (google images)

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre o profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão 
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés onde Iara mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora 
pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra planeta água... terra planeta água
Terra planeta água.

REFERÊNCIAS:

TECNOLOGIAS NA MINHA ESCOLA

MINHA ESCOLA

DIÁRIO DE BORDO - ATIVIDADE 2

Penso que não há como trabalhar nos tempos atuais sem utilizarmos a tecnologia. Ela nos auxilia no nosso dia-a-dia, nas novidades que podemos utilizar para auxiliar nossos alunos em sua aprendizagem. As contribuições são inúmeras pois hoje contamos aparelhagens modernas, computadores, uso de internet, multimídia, etc., mostrando ao nosso aluno um mundo de oportunidades.

QUEM SOU COMO PROFESSOR?

Meu nome é Gelcina da Silva Oliveira Antunes, sou professora no Ensino Fundamental do 4º ano, na Escola Municipal Irene Rickli, na cidade de Cascavel – Paraná, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial. Desempenho as funções de professora a 23 anos, sempre na mesma escola.
No meu dia a dia procuro sempre despertar a curiosidade dos meus alunos com relação aos conteúdos e as novas tecnologias. No entanto, preocupo-me com a falta de acesso dos meus alunos, pois são alunos carentes e poucos contam com a internet ilimitada que tanto ouvimos falar.
Busco interagi-los através do laboratório de informática na escola, mas noto que alguns alunos não consegue nem usar o teclado adequadamente. Como é uma ferramenta nova na escola acredito que em breve teremos um grande avanço.
Desenvolvo uma prática interativa com meus alunos instigando-os a novas práticas culturais. Procuro ouvir suas ideias e ajudá-los a enxergar novas perspectivas de vida.
Acredito que quando interagimos com outras pessoas sempre nos apropriamos de algo. Procuro peneirar os conhecimentos, pois nem tudo que vemos podemos aproveitar, pois há professores que apesar de anos de experiência profissional não se abriu para novas experiencias e as novas tecnologias existentes.
Faço mudanças em minha forma de ensinar constantemente, acredito que sempre que aprendemos coisas novas devemos colocá-las em prática, pois enquanto não praticamos, não assimilamos e não aperfeiçoamos nossa prática de trabalho.
Sinto-me bem quando tenho um novo desafio, pois acredito que só podemos crescer no nosso trabalho quando encaramos situações diferentes. Acredito que posso sempre aprender cada dia mais e conto com isso para me desenvolver e ser uma melhor profissional até o término de minha vida profissional.